5 dicas infalíveis para colocar as contas em dia
Evitar a negativação vem sendo um dos principais desafios do trabalhador brasileiro na atualidade. Além do alto índice de desemprego que vinha desde 2019, a crise causada pelo Coronavírus acentuou ainda mais a situação de instabilidade. Dessa forma, reunimos aqui 5 dicas para colocar as suas contas em dia, e, também, como o empréstimo consignado pode ajudar nesse processo.
Dicas infalíveis para sair do vermelho!
Quitar os débitos em atraso é uma tarefa que existe muita organização, planejamento, e, sobretudo, determinação. Para isso, selecionamos algumas dicas essenciais para colocar suas contas em dia e sair, de uma vez por todas, dos cadastros de negativação.
1- Faça um panorama geral de suas dívidas e de seu orçamento!
Entender sua situação é o primeiro passo rumo a estabilidade financeira. O importante, de início, é listar todos os débitos em atraso e entender a prioridade de cada um, como também, o acúmulo de juros acrescidos até o momento.
É essencial fazer uma análise do seu orçamento mensal. A importância deste processo é enorme, já que só assim será possível entender quais são suas despesas fixas, quais são os gastos que podem ser suprimidos e quanto irá sobrar para ser destinado a quitação dos débitos.
Portanto, dedique este primeiro momento a entender a situação completa de finanças, para poder prosseguir com o segundo passo para colocar suas contas em dia.
2- Defina uma prioridade de dívidas a pagar
O pagamento das dívidas tem que ser realizado de forma inteligente e estratégica. Os débitos que acumularam maiores taxas de juros e que continuam crescendo, merecem ter uma atenção maior neste momento. Assim, é possível evitar o efeito bola de neve.
No entanto, caso não seja possível arcar com essa dívida no momento, destine seus recursos aos débitos menores. Assim, quitar as menores contas e focar nas maiores no próximo mês. Além disso, estas dívidas que ficaram “para depois” podem ser negociadas! Confira a próxima dica para colocar suas contas em dia.
3- Tente negociar seus débitos!
Uma estratégia de ajuda para quitar suas contas é a famosa negociação. Este recurso pode ser utilizado em dívidas altas que demandam de um orçamento maior. Há alguns métodos utilizados na negociação que você pode entender melhor em nosso artigo, porém um dos principais é a ferramenta da contextualização.
Contextualizar a situação enumerando os acontecimentos que o levaram a pedir o desconto pode ser um bom artifício de persuasão na hora de negociar. Sempre é interessante explicar o motivo de estar solicitando tal negociação, já que para o vendedor as negociações podem ser feitas apenas em casos específicos.
Portanto, converse com calma e explique sua situação para que a proposta pareça mais viável a quem está ouvindo. Ressaltar seu comprometimento com o local neste momento delicado e contar com a compreensão dele também pode ser um recurso utilizado.
4- Fuja dos parcelamentos
Para você que quer sair do vermelho e para quem quer evitá-lo também, é necessário fugir dos parcelamentos de dívidas. Este recurso, geralmente, multiplica a quantidade de juros agregados ao seu débito, além de acumular durante o tempo, caso não haja uma atenção especial em seu pagamento.
A melhor solução sempre será obter o serviço ou o produto a vista, e isso vale também para as dívidas, visto que a maioria das empresas fornecem a opção de parcelamento de dívida. Portanto, tente obter uma saúde financeira e economizar para realizar as compras e os pagamentos à vista.
5- Realize o pagamento com o crédito consignado
O empréstimo consignado pode ser uma grande ferramenta de ajuda nesta situação. Com seus juros reduzidos e sua facilidade de pagamento, é possível obter a quantia necessária para quitação de seus débitos e sair do vermelho.
Mas, obviamente, esta forma de crédito também requer bastante atenção e organização, para evitar casos de dívidas sobrepostas. Dessa forma, faz-se necessário buscar ofertas de empréstimo que sejam mais acessíveis e que possuam contratos mais flexíveis, deixando de lado os processos burocráticos da maioria das agências bancárias.
Portanto, para colocar suas contas em dia, faça sua solicitação de crédito com o MEU TUDO e economize até 30% em seu empréstimo consignado. Com um processo online e totalmente dinamizado, no MEU TUDO você tem uma experiência muito melhor na contratação.
DICA EXTRA!
Após regularizar totalmente sua situação, é necessário tomar iniciativa para evitar novamente a negativação, ou pior: a sobreposição de dívidas. Portanto, confira seu orçamento mensal e verifique se há a possibilidade de destinar uma quantia mensal para criar seu fundo de emergência.
Com o capital deste fundo, você poderá adiantar-se em situação de instabilidade e evitar o endividamento. Porém, lembre-se: utilize apenas em casos de real necessidade, e, quando for possível, reponha o valor utilizado.
Fonte: meutudo